13 abril, 2013

Dica de filme: O silêncio de Melinda


     Sinopse: É o primeiro dia do primeiro colegial para Melinda, mas ela não se mistura à euforia dos corredores da escola, na verdade é como se nem estivesse ali. Isolada pelos amigos por ter chamado a polícia durante uma festa da galera, ela não consegue falar do terrível trauma que sofreu naquela noite, nem para as amigas, nem para si mesma. Mas decide tentar reencontrar sua voz e, finalmente, se expressar. O Silêncio de Melinda é um filme contundente e perturbador, adaptado do best seller "Speak" vencedor do prêmio New York Times.
    
     Opinião da Blogueira: Quando terminei de assistir esse filme, a primeira coisa que pensei foi: Por que eu demorei tanto pra assistir?. É uma história simples, mas ela tem uma força inexplicável e mesmo que eu escreva tudo sobre o filme, você só entenderá quando assistir. O filme mostra de maneira muito clara e objetiva o quanto o silêncio pode nos prejudicar de várias formas. Melinda prefere se fechar para o mundo, resolve "parar" de falar, a dor que ela sente é tão intensa que ela acaba se tornando inexpressiva, age como se nada tivesse acontecendo a sua volta, e sua melancolia só aumenta quando ela começa a perceber que o seu silêncio não é notado por ninguém. 
     Através de alguns flashblacks o filme nos revela o que aconteceu para que Melinda ficasse assim, o grande acontecimento foi em uma festa onde alguns colegas de Melinda passaram dos limites, e ela aparentemente sem explicação chamou a polícia e algumas pessoas acabaram presas. Melinda até conhece uma garota nova na escola, mas ela é bem falante e não percebe o quanto Melinda é silenciosa, o quanto ela não demonstra reações perante acontecimentos. Os pais de Melinda estão muito distantes, mesmo que todos morem na mesma casa, eles só notam que há algo de errado quando as notas de Melinda começam a cair consideravelmente. A única pessoa que parece ser capaz de fazer com que Melinda se expresse de alguma maneira é o professor de Arte que tem uma sensibilidade incrível e que entrou para a minha lista de personagens preferidos. 
     Sem exageros, as vezes o silêncio de Melinda é assustador, pois há tantas coisas acontecendo a sua volta e ela simplesmente encara tudo com frieza, que eu me lembre ela só libera sua raiva com um grito abafado uma vez em todo o filme. Ainda sem exageros, todas as pessoas deveriam ver esse filme, pois ele de alguma maneira acrescentará alguma coisa em sua vida, mesmo que não admita isso. É um filme marcante e melancólico, que contém muitas cenas que parecem servir como símbolos para entender todo o contexto, e mesmo que você acha o final uma verdadeira porcaria depois de pensar um pouco, você entenderá o motivo de acabar assim. Kristen Stewart realmente está em um dos seus melhores papeis.

2 comentários:

  1. Nossa eu nem acredito que ainda não assisti esse filmes, a história parece ser ótima além de super diferente. Eu sou super fã do trabalho da Kristen.
    Amei a resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Acho que todo mundo que ve uma resenha se pergunta o porque de ainda não ter assistido, então aproveite e assista, também sou apaixonada pela Kristen.
      Obrigada pelo elogio, beijão (:

      Excluir